segunda-feira, 13 de julho de 2009

Inocente

Vou aproveitar que acabei de chegar em casa cansado, suado e puto pra falar a respeito de um assunto que vêm tomando os noticiários (entre uma notícia e outra de Atos Secretos do Sarney) recentemente. A restrição de circulação dos ônibus fretados no Centro Expandido de São Paulo.]

Bom, aos que não sabem ainda (possivelmente amigos do Eduardo que vivem em bsb que não têm nada a ver com isso - sorry guys), o Excelentíssimo Senhor Prefeito da Cidade de São Paulo Gilberto Kassab resolveu restringir a circulação de ônibus fretados das 5h até as 21h dentro do chamado Centro Expandido de São Paulo (lê-se: A parte da cidade onde há alguma coisa).


Fonte: Diário do Comércio

Pra vocês entenderem como isso funciona, se olharmos no lado direito da imagem, vemos a estação Tatuapé do metrô. Pois bem, seria prudente dizer que eu moro mais ou menos onde está a sua barra de rolagem no browser (lê-se: longe pra kct). Trabalho na região que fica entre as estações de trem Cidade Jardim e Berrini, na parte mais à esquerda do mesmo mapa.

Oficialmente, a partir do dia 27 de julho acaba a mamata (se você considerar mamata como sendo viajar com um mínimo de dignidade) e os fretados só poderão parar nos pontos marcados pelas bolinhas laranja acima, nos deixando a mercê das seguintes opções:
  • Continuar com os Fretados, porém fazendo integração com o serviço publico: Eu pegaria o Fretado até o Belém - possivelmente gastando uns 200 paus por mês - pra pegar um metrô que nesta estação já é impossível de se entrar, e em seguida fazer baldeação na Sé até a Estação da Luz, para então pegar um outro ônibus, este me deixaria na Vila Olímpia. Para voltar, pegaria um ônibus até que vazio na Vl. Olímpia, me deixando emocionalmente preparado para a estação Anhangabaú do Metrô. Possivelmente teria um fretado na estação Belém depois pra que eu fizesse a baldeação.
  • Aderir ao transporte público de massa completamente, passando a acordar às 4h30 pra pegar a lotação abarrotada de gente, seguindo até o Metrô Vila Matilde, partindo daí para o caminho previamente descrito de metrô Sé até a Luz, da Luz pra Vl. Olímpia.

  • Caranga na rua!: Voltar a pegar o (Fiat) Uninho umas 6 da matina e encarar a Radial! (Menos de sexta porque tem rodízio). Aí enfrentaria, além do trânsito, uma maratona frenética atrás de um estacionamento que pode chegar a R$500,00 por mês.


    fonte: Estadão
Hoje tive um pequeno problema com meu fretado de volta e, inocente, resolvi pegar um outro fretado que me deixasse no metrô Vila Matilde. Resolvi testar como estão as lotações hoje em dia, pra ver se isso é uma opção. Bom... cerca de 7 ou 8 micro ônibus depois, consegui um no qual eu podia entrar. Lembrando que estamos em Julho, ou seja, boa parte dos passageiros está em férias.

É desncecessário dizer que a lotação estava abarrotada de gente, que tive que ouvir os famosos "pessoal, dá um passinho pra trás por favor, que é pro pessoal aqui conseguir entrar". Quase não consegui descer (o também famoso "VAI DESCER" na hora que o motorista fecha a porta quando você está prestes a descer da lotação e o motorista fecha a porta e sai andando.

E pra não falarem que não fiz nada... mandei e-mail para alguns vereadores. Mandei sim, inocente que sou, para o candidato em quem votei, Vereador Adolfo Quintas e outros medalhões. Desnecessário dizer que não obtive resposta de nenhum deles (também desnecessário dizer que o Senhor Quintas não mais contará com meus votos). Mandei e-mail também pra prefeitura. Recebi duas respostas: uma padrão (Obrigado pelo contato, etc, etc) e outro falando "Essa pica não é nossa... fala com a CET).

Eu não sou a favor de que os Fretados dominem a cidade do jeito que querem. Sou a favor de regras mais severas com eles. Por mais que seja confortável descer a menos de 100 metros do meu local de trabalho, concordo que devam existir lugares específicos para parada destes (ex: os pontos de ônibus convencionais). O ônibus que tomo pela manhã para ir ao serviço é um modelo 2008/2009, em compensação os de volta são horríveis - não é a toa que o meu quebrou hoje. Os fretados que tomam 3, 4 faixas da Av. Paulista no horário do rush têm que ser impedidos de fazer isso. Mas daí a acabar com tudo isso? Por favor, não há o menor cabimento.

Ainda há um fio de esperança. Os prefeitos da Baixada Santista estão apelando pro bom senso do prefeito de São Paulo, para que ele reconsidere isso tudo e fale que foi brincadeirinha. Confesso que a mensagem de "pelo jeito Vencemos!!!!" no site da administradora de fretados que eu pego me fez sorrir um pouco ontem.

Quer saber? Eu vou é de carro MESMO, vou torcer pro meu carro quebrar na Radial e que eu consiga colaborar com algum recorde de trânsito em São Paulo. Queria que isso ocorresse no dia 27 de julho. Sempre quis fazer parte de algo GRANDE. Se eu pudesse até desviaria meu trajeto pra passar na frente do Gabinete do Prefeito todos os dias.

Nenhum comentário: